close

Médico inventou método para amenizar o clima

John Gorrie é o pai da geladeira e do ar-condicionado

A geladeira tem pouco mais de 150 anos e foi criada junto com o ar-condicionado pelo médico norte-americano John Gorrie. Ele costumava pendurar sacos com gelo nas salas de hospital para tornar o clima mais ameno. A dificuldade em encontrar e comprar gelo o levou a experimentar. Em 1850 ele construiu uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro. Em volta do sistema havia um recipiente com água salgada, que congela a uma temperatura mais baixa que a água pura.

O pistão comprimia e expandia alternadamente vapor de água, que roubava calor do meio externo (o recipiente de água e sal) para passar do estado líquido ao gasoso. Quando a água salgada não tinha mais calor para ceder ao gás, os dois se resfriavam. O ar era liberado no ambiente, enquanto a água salgada congelava ainda outro frasco de água doce colocado no recipiente.

A primeira geladeira foi apresentada ao público no dia 14 de julho de 1850. Com a criação da eletricidade, o sistema passou a ser movido por um motor elétrico. A invenção não vingou e o médico morreu sem ver a glória do seu invento.

A máquina começou a ser utilizada pela Inglaterra 30 anos depois, quando o país enfrentava uma crise de abastecimento e precisava importar carne. Um dos upgrades no processo ocorreu quando um mestre cervejeiro de Munique encomendou ao engenheiro alemão Carl von Linde uma máquina refrigeradora que permitisse a fabricação da cerveja o ano inteiro e não só nos meses de Inverno. Von Linde aperfeiçoou a invenção e substituiu o vapor de água por amônia. Esse sistema ainda é o mais utilizado e a amônia foi substituída na década de 20 pelo CFC. Hoje é usado o HFC, que não causa danos à camada de ozônio (PA/AAN)

arrow
arrow
    全站熱搜

    kuochun24 發表在 痞客邦 留言(0) 人氣()